Home | Bitered

Cultura Pop do mundo.

4 dicas de filmes para conhecer o cinema italiano

Para quem não sabe o cinema italiano foi muito famoso mundo a fora durante as décadas de 50 a 70, com os movimentos artísticos como o “neorealismo”, “cinema de autoria” e “comédia”, batendo de frente com grandes produções do cinema Hollywoodiano. Porém na década de 80 em diante o cinema italiano parou de atrair o grande público, principalmente pelo surgimento dos famosos blockbusters americanos de Spielberg, Oliver Stone, Scorcese, De Palma, Coppola, James Cameron, George Lucas e outros que marcaram as gerações seguintes. Somente no final da década de 80, precisamente em 88 com o filme “O último imperador ” de Bernardo Bertolucci o cinema italiano ressurgi, mas de forma esporadica e sucessivamente em obras como “Cinema Paradiso”, “Malèna” de Guiuseppe Tornatore, “A vida é bela” de Roberto Benigni, “Beleza roubada” novamente de Bertolucci e recentemente com o filme ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2014, “A grande beleza” de Paolo Sorrentino.

É claro que esse pequeno paragrafo não pode mencionar a beleza, a singularidade e a imensidão do cinema italiano porque há muito o que se descobrir sobre o assunto. Mas para começar escolhi 4 filmes como sugestão para você conhecer um pouquinho desse outro universo cinematografico e se desintoxicar das grandes produções e blockbusters americanos. E a medida que acharem interessante através dos comentários, selecionarei muitas outras obras. Mas não fiquem só nessas, procurem mais. Com o tempo falarei mais ainda sobre o cinema italiano e seus grandes diretores. Espero que vocês gostem !

O primeiro filme a ser indicado é o “O último imperador”, de 1987 e ganhador do Oscar de melhor filme de 1988.


Essa obra prima de Bernardo Bertolucci, conta a história do último imperador da China, antes da sua deposição pela revolução socialista de Mao Tsé Tung em 1912. A trilha sonora, fotografia, trabalho de arte e figurinos são incríveis e é por esse motivo que ganhou 9 estatuetas do Oscar, sendo um dos filmes mais premiados da história da academia de artes e ciências cinematográficas.

“Nuovo Cinema Paradiso” de 1990

Esse é um dos filmes mais incríveis que já assisti na minha vida, devo ter visto pelo menos 5 vezes. Se você gosta de uma boa estória de amor, de drama e comédia, você vai adorar esta incrível obra de Giuseppe Tornatore, que conta a estória de uma vida e paixão pelo cinema. Dica! Este lindo filme está disponível no Youtube para quem quiser assistir.

“A vida é bela” de Roberto Benigni,1997

Durante a segunda guerra mundial, Guido (Roberto Begnigni) e sua família são levados para o terrível e cruel campo de concentração nazista. Apesar de todo esse horror, Guido, consegue criar (acreditem ou não) um mundo imaginario para seu filho onde tudo é uma grande brincadeira. Qual é a grande sacada desse filme com tom Chapliniano? Benigni, consegue fazer algo incrível que é trabalhar o humor em meio a um tema tão pesado como o holocausto.

“Malèna” de Guiseppe Tornatore

Quem nunca teve nos tempos de escola aquela grande paixão secreta que habitava os sonhos e imaginações madrugadas a fio. Sem mais rodeios, Malèna (Monica Bertollucci), é a mulher mais linda e desejada da cidade e acaba de perder o marido para a guerra, por esse motivo desperta os olhares cobiçosos dos homens e a inveja das mulheres. Embora o filme seja lindo, a estória é bem triste, mas com um final surpreendente. Bom! Espero que tenham gostado dessas sugestões de filmes, que assistam, comentem e compartilhem nossa página. Obrigado!

Deixe uma resposta