Home | Bitered

Cultura Pop do mundo.

8 Mile (2003): se você só tivesse uma chance

8 Mile: Rua das Ilusões, filme de 2003 dirigido por Curtis Hanson e estrelado pelo rapper Eminem, acompanha (o também rapper) Jimmy Smith Jr, mais conhecido como B-Rabbit. Rabbit é mais um jovem de periferia com o sonho de estourar no mundo do rap. Durante todo filme vemos sua busca (até mesmo cega) pela fama e a tentativa de gravar uma demo e entrar de cabeça nesse mundo. Porém, os problemas da vida impedem Rabbit de se aventurar nessa jornada, já que está muito preocupado pensando aonde vai dormir, como chegará ao emprego no outro dia, e lidando com sua mãe desnaturada e sua pequena irmã.

A história de Jimmy é a história de muitos talentosos espalhados pelo mundo. No atual sucesso das bilheterias, Nasce Uma Estrela, vemos uma jornada semelhante; jovem com talento, porém sem oportunidades. A diferença é que Ally, em Nasce Uma Estrela, não pensa muito para aceitar as oportunidades que a vida lhe dá; enquanto Rabbit hesita diversas vezes, e acaba estragando suas chances. Na trilha sonora que completa 16 anos essa semana, Eminem, ganhador do Oscar pela canção Lose Yourself, faz esse questionamento na introdução da música :

” Olha, se você tivesse, uma chance, ou uma oportunidade
Para ter tudo o que você quisesse em um momento
Você pegaria, ou deixaria escapar? ”

No filme, Bonny Rabbit trava em sua primeira batalha de rima, ”congela”, e sai do palco vaiado. Para ele, aquilo era o final da sua jornada. Seus amigos haviam insistido repetidamente que aquela era chance de se destacar e assinar um contrato com alguma gravadora, e Rabbit simplesmente se assusta com a oportunidade. Isso porque seus problemas eram maiores que seus sonhos, e se arriscar numa aventura não seria seguro nem para ele, nem para sua mãe ou irmã. 

Poderia ter sido a última chance, como a de muitos que simplesmente a desperdiçam. Ele então desiste das batalhas, mas continua escrevendo raps, sonhando. Em certa cena, seus amigos da 313 comentam que quando ficarem famosos terão todas mulheres, carrões, e farão invetimentos em estúdios. Jimmy se revolta e diz que essa é a única coisa que eles fazem : sonhar; e o que estão fazendo para alcançar esse sonho ? A oportunidade que Jimmy teve na batalha poderia ter sido a última, mas como o filme mostra em determinado momento, a vida não pode ter apenas momentos de má sorte – uma hora tudo precisa se equilibrar e a maré vira positivamente. 

Rabbit então para de simplesmente sonhar em gravar uma demo que seu amigo lhe prometeu, e passa a trabalhar (literalmente) para que isso aconteça, juntando dinheiro pra alugar um estúdio e escrevendo novas rimas. Uma nova chance de duelar na batalha de rima aparece, e apesar de hesitar num primeiro momento e não querer ir nem forçado, chegando a brigar com seu melhor amigo por isso, Rabbit aparece na batalha e vai atrás da oportunidade que havia perdido anteriormente. 

Sobe naquele palco, prende a respiração, e bom, algumas cenas simplesmente não se podem descrever. 

Me siga no Filmow para acompanhar todos filmes que eu assisto : @stuarlira

Deixe uma resposta