A Overwatch League teve sua temporada inaugural em 2018 e foi um sucesso absoluto de público; só a Twitch registrou mais de 10.8 milhões de espectadores na grande final. Caminhando para a segunda temporada, o campeonato fica cada vez mais volumoso, agora com times Chineses, Canadenses e até um Francês. Porém, nenhuma equipe da América Latina foi registrada para o segundo ano da competição, o que decepcionou muitos fãs. Para os brasileiros, fãs apaixonados por eSports, a Overwatch League é como um passeio sem dinheiro ao Shopping : você pode ver, mas não pode participar.

Por aqui, a Blizzard sempre faz um esforço para dublar as animações lançadas e é bem ativa nas mídias sociais em Português-BR, mas a falta de uma liga nacional já pesa, ainda mais por que o jogo foi lançado em 2016. Não é só o Brasil que não possui Liga Própria, tanto que antes da Overwatch League, a única competição oficial do game era a Overwatch Cup, com os melhores jogadores de cada país. Mesmo com a superioridade numérica e talvez de qualidade das equipes estrangeiras, os times latinos merecem uma chance de tentar sua vaga na maior liga do mundo, o que não acontece. Equipes nós temos, investidores também, e público nem se fala. Então por que o descaso ?

Final da Overwatch League de 2018, em Nova York

De certa forma desesperançoso com a ''ajuda divina'' da desenvolvedora, um player de Overwatch decidiu juntar a galera para criar uma liga própria. Fábio Henrique, nickname Hanskeeud6661, é jogador de Overwatch no PS4 desde o lançamento do jogo, e ao longo de todo esse tempo, fez diversos amigos dentro do PvP. Hanskeeud também tem um canal no Youtube, Chefão Gamers, no qual faz livestreams de suas partidas e edita os melhores momentos. Vendo o jogo ser deixado de canto perto de outros competitivos como Rainbow Six e League of Legends, ele decidiu juntar todos os seus conhecidos do jogo e membros de grupos para criar uma liga independente brasileira.

A competição acontecerá em Março, e será feita apenas para jogadores do PS4, mas Hanskeeud promete expandir caso o torneio faça algum sucesso. O torneiro reunirá 8 equipes criadas pelos próprios jogadores e selecionados através de grupos de mensagens e confrontos no game; as equipes se enfrentarão em jogos no modelo mata-mata, até chegar à grande final, onde todos os membros das duas equipes finalistas serão premiados. Cada partida terá 5 mapas, e o time que vencer mais mapas avança para a próxima fase - nos perfeitos moldes da Overwatch League.

" A liga está sendo criada para suprir uma vontade de vários jogadores de Overwatch." diz Fábio ao Bitered. "Percebi que os jogadores querem um desafio maior, querem ser vistos." continua. "Existem muitos times bons por aí, porém nem todo mundo pode ter uma vida gamer, e levar isso como profissional. Dividem o tempo entre jogo, família e trabalho e por isso não vão além de uma partida rankeada com os amigos."

"Fizemos uma pesquisa que aponta que a maioria das pessoas tem sim um tempinho disponível para participar de um evento desse tipo. Não queremos fazer algo tão grande no início porque a ideia é de que seja uma liga disputada por pessoas comuns; serão apenas 8 times, assim fica mais fácil de controlar tudo e evitar erros. Depois, quem sabe, podemos ter outras edições maiores."

"O mais bacana é que qualquer um pode ser campeão e receber seus prêmios sem nem sair de casa, já que temos equipes formadas por jogadores de diversas partes do país. Ainda não abrimos as inscrições, mas tudo está saindo conforme o planejado e em breve anunciaremos definitivamente esse evento, que vai ser muito top."

Fique ligado no Bitered pelas próximas semanas para descobrir novidades sobre o evento.

Fechar Menu