“O que fizeram com a minha série ?”

“O que fizeram com a minha série ?”

SPOILLERS DE TODAS TEMPORADAS DE GAME OF THRONES

Muito antes de se tornar a série mais popular de todos os tempos, Game of Thrones quebrava no meio as expectativas de todos espectadores ao matar o seu suposto protagonista, Ned Stark, logo na primeira temporada. A figura mais moral e ‘boa’ de Westeros executado justamente por tentar levar à verdade sobre Jaime Lannister e sua irmã Cersei à tona. A partir daí, criou-se a mística de que GoT não possuía protagonistas. E isso até durou por bastante tempo, de maneiras cada vez mais inesperadas – casamento vermelho, por exemplo.

O fato é que desde sempre, nas séries e nos livros, essa história de Gelo e Fogo sempre dava um jeito para que os personagens ‘bonzinhos’ se dessem mal, quando tudo parecia dar certo. Theon tentando fugir do Ramsey Bolton, Tyrion se livrando da prisão no Ninho da Águia, o esplêndido candidato à rei Renly Baratheon morto por uma sombra; o que não falta são exemplos de quando tudo parecia dar certo e deu errado.

Passando-se 8 temporadas, o esperado era que o público já entendesse isso. Mas parece que o pessoal pegou a ideia errada do que é Game of Thrones, principalmente no penúltimo episódio da oitava e última temporada. Daenerys Targaryen e seu exército conseguiram render e tomar a cidade de Porto Real. Até aí tudo certo, objetivo concluído. Mas ninguém esperava que aquela benevolente e piedosa rainha juntamente com seu dragão destruiriam TODA cidade – aparentemente – sem motivo algum. QUE ABSURDO ! É normal torcer ou se apegar à um personagem, em qualquer série ou produto fictício. Mas esse apego não deve ser motivo para criticar o roteiro e o encaminhamento dado àquela personagem. “O que fizeram com a minha Daenerys ? Ela jamais faria isso” é a síntese dos comentários de ódio após o episódio exibido no último Domingo (12).

Mas, o que será que esse pessoal esperava que fosse acontecer justamente no clímax da série mais imprevisível que o mainstream já viu ? O exército de Daenerys toma a cidade, os sinos tocam, Cersei se rende, Daenerys assume o trono com Jon Snow (agora Aegon Targaryen) como seu fiel protetor, as pessoas de Porto Real aceitam aqueles estrangeiros como seus supremos salvadores e todos vivem felizes para sempre. Que novelão, né ? Mais clichê do que isso impossível, aí sim teríamos um final decepcionante.

“Cersei acha que piedade é a nossa fraqueza. “

Mas o fato é que a partir do que aconteceu com a destruição de Porto Real e a morte de praticamente 50% do elenco principal, o último episódio definitivo da série promete e MUITO. Quando Arya se teletransportou no meio da multidão e matou o Rei da Noite, pouca gente criticou, já que durante ao longo da série havia indícios do que ia acontecer, com presságios, profecias e previsões do Deus da Luz e seus súditos. Com Daenerys ficando louca é a mesma coisa, mas os fanboys não conseguem aceitar que até mesmo a Mãe de Dragões, Quebradora de Correntes, e por aí vai, sempre deu indícios do que iria fazer com a cidade que no passado dizimou sua família e a perseguiu durante toda vida.

E não foram poucos indícios. Daenerys queria ter sua própria vingança contra Robert Baratheon, e quando se viu sem Khal Drogo e seu irmão Rhaegar, percebeu que não importava o quê, Westeros faria de tudo para acabar de vez com os Targaryen – e ela iria revidar. Nessa última temporada, os produtores fizeram questão de reforçar mais ainda esse lado vingativo da Rainha Platinada, inclusive nesse penúltimo episódio. A morte de Missandei e as traições de Jon, Tyrion e Varys abalaram visivelmente Daenerys – em quem ela poderia confiar agora ? Sem falar nos dois dragões mortos.

Daenerys desde sempre se mostrou capaz de qualquer coisa para alcançar seus objetivos, mesmo que pra isso precise esconder quem é o verdadeiro herdeiro do Trono. O arco da Senhora dos Sete Reinos ainda tem mais um episódio para se fechar, e sabe-se lá o que David Benioff e D.B Weiss tem em mente para concluir essa saga enorme e que já gerou tanta polêmica. E pra quem não tá afim de ver seus personagens favoritos morrerem ou enlouquecerem, fiquem à vontade para assistir as séries da Netflix 😉

Gabriel Lira

Apenas um cara tentando fazer a coisa certa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu