A Graphic Novel de Bidu: Caminhos é uma belíssima releitura feita por Luís Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, adaptado de dois dos primeiros personagens feitos por Maurício de Souza, Franginha e Bidu. A aventura começa entre as esquinas e terrenos baldios, abandonado, Bidu tenta procurar um destino, ou melhor, um companheiro. Segue então sua jornada, pouco triste pouco heroica, a procura de um verdadeiro amigo.

É brilhante a forma em que a beleza e a sutileza é representada em cada pagina no quadrinho, não dá para não notar a expressividade que a arte de Luís e Eduardo impõe logo de cara dentro da obra, tudo muito bem orquestrado de uma forma quase íntima e profunda. Traz o entrosamento leve entre o leitor e a obra durante a maior parte da aventura.

A criatividade das falas entre Bidu e outros "cãezinhos" é o primeiro destaque. A forma em que as onomatopeias (expressividade nos balões de fala) surgem e entrelaçam em cena ressalta os nuances delicados dos personagens caracteristicos dos criadores, permitindo a criação de quadros genuinamente divertidos.

A historia alienear de Bidu não é a sua característica mais forte dentro da obra, mas é justificável o seu tom simples, o clímax e as relações combinam perfeitamente com essa escolha, afinal tudo ali não tenta ser mirabolante nem pretensioso apenas tem disposição em mostrar o quanto uma simples aventura consegue ter tantos sentimentos "puros" em sua composição.

Bidu: Caminhos é uma curta aventura muito emocionante, flerta com a realidade da maioria dos "cachorrinhos" de rua, que poucas vezes conseguem ter alguma atenção. Criativo, a dupla Luís e Eduardo conseguiram transportar suas habilidades de roteiro e arte em uma obra simples, mas muito cativante.

Compre aqui.

   

Fechar Menu