Xbox Series X terá o maior processador já feito para console

Xbox Series X terá o maior processador já feito para console

A Microsoft continua trabalhando nos detalhes para finalmente fazer a revelação completa do Xbox Series X e agora, Phil Spencer compartilhou a mais recente pista sobre a potencia do console. Phil postou uma imagem de baixa qualidade do silício do Project Scarlett pode não parecer muita coisa, mas quando o objetivo da Microsoft é entregar o console mais poderoso da próxima geração, temos que nos apegar a todas as oportunidades que podemos para aprender mais da nova máquina. Tudo indica que temos o maior processador feito para uma console até hoje, confirmando as expectativas de uma performance já mais vista.

Obter qualquer tipo de medida desta imagem não é fácil. Talvez isso seja proposital a imagem é de baixa resolução. No entanto, as medidas do silício são importantes. Podemos presumir que o processador da Scarlett será fabricado com a mesma litografia 7nm dos mais recentes chips Zen 2 e Navi da AMD. Os blocos principais de construção no centro dos novos consoles. Comparado com peças da AMD que usam a mesma técnica de produção, podemos ter uma ideia da escala do seu núcleo gráfico.

Descobrir o tamanho do chip da Microsoft também nos da uma ideia da sua constituição arquitetónica, mais do que isso, o espaço num micro-processador não é barato. Todos os milímetros aumentam os custos de construção e isso conta. Sim, as comparações com peças da AMD são pertinentes, mas comparar com os chips de consoles anteriores também nos dá uma boa ideia do quanto a Microsoft está investindo neste novo console e, consequentemente, quanto custará fabricar ele e finalmente quanto pagaremos por ele.

Imagem

Desde a mensagem inicial de Phil Sencer, David Prien, diretor sénior de hardware na Xbox, também apresentou uma imagem do novo processador. Uma vez que Spencer já tem um Xbox Series X 100% operacional, estas amostras do processador são provavelmente restos da linha de montagem, chips com defeito que não passaram pelo controle de qualidade. Não servem de muito para montar os consoles na fábrica, mas servem para uma boa conversa. Mais uma vez, a nova fotografia é tirada de um certo ângulo, o que não impediu diversas pessoas de tentar medir o tamanho.

Esse tipo de discussão irá acontecer até a Microsoft revelar definitivamente as configurações do console, mas já conseguimos adiantar que será um monstro com uma potencia absurda, o único fator que preocupa nisso é o preço final que a empresa irá passar para o consumidor final

Fechar Menu